O DIFAL da EC 87/2015 ficou para 2023?

Essa dúvida, é a realidade de muitos contribuintes e a resposta é NÃO! Em linhas gerais, a Lei Complementar publicada no ano de 2022 só produzirá efeitos em 2023.

Será que o DIFAL da LC 87/2015 deve ser recolhido no ano de 2022?

Essa dúvida, é a realidade de muitos contribuintes e a resposta é NÃO!

Isso por que, em fevereiro/2021 o STF julgou inconstitucional a cobrança do Diferencial de Alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (DIFAL/ICMS), introduzida pela Emenda Constitucional (EC) 87/2015, sem a edição de lei complementar para disciplinar esse mecanismo de compensação.

A matéria foi discutida no julgamento conjunto do Recurso Extraordinário (RE) 1287019, com repercussão geral (Tema 1093), e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5469.

Ao final do julgamento, os ministros decidiram que a decisão produzirá efeitos apenas a partir de 2022, dando oportunidade ao Congresso Nacional para que promulgasse no decorrer de 2021 Lei Complementar que desse origem a cobrança do DIFAL a partir de 2022.

Então foi criado o PL 32/2021 para alterar a Lei Complementar 87/96, conhecida como Lei Kandir e o PL 33/2021 para alterar a Lei Complementar n° 123/2006, do Simples Nacional.

O PL 32/2021, que estabelecia alteração da Lei Kandir foi aprovado pelo Senado em 20 de dezembro de 2021, no entanto, não foi sancionada pelo Presidente da República e a publicação da Lei Complementar, que ainda não ocorreu.

Se a Lei Complementar tivesse sido sancionada e publicada ainda no ano de 2021, produziria efeitos em 2022. Isto é depois de 90 dias após sua publicação, obedecendo o Princípio da Anterioridade Nonagesimal (art. 150, III, c, CF).

Como isso não ocorreu, a questão entrou no campo do Princípio da Anterioridade do Exercício Financeiro Seguinte (art. 150, III, b, CF), que determina que os entes somente podem cobrar o tributo a partir do primeiro dia do exercício financeiro seguinte àquele em que foi publicada lei que o instituiu ou aumentou.

Ou seja, a Lei Complementar publicada no ano de 2022 ela só produzirá efeitos em 2023.

Fato é que, toda regulamentação realizada pelos Estados, não tem validade para 2022, mas qual será a dinâmica adotada pelos Estados?

Diante de todas essas mudanças, os contribuintes precisam dedicar atenção especial para este tema, principalmente em operações interestaduais, onde a mercadoria passará por barreiras fiscais e poderão ser apreendidas, conforme o entendimento do fisco da região de destino, ou ainda o fisco pode querer exigir o imposto e enviar cobrança ao contribuinte.

Uma sugestão para resolver essa situação, é impetrar Mandado de Segurança e, de forma preventiva assegurar que não terá problemas como os citados acima.

De todo modo, cabe aos contribuintes revisitar seu planejamento tributário, e já implementar essa alteração em seu negócio.

Lembrando que as Empresas do Simples Nacional, continuam sem a cobrança do DIFAL da EC 87/2015.

Ao longo das semanas, comentamos os temas e notícias relevantes do setor tributário. Você também pode deixar suas dúvidas nos comentários.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Inscreva-se na Newslatter!

Receba conteúdos diretamente no seu email toda semana!

Dê Sua Sugestão!

Qual o próximo assunto que gostaria de saber?
Mande sua sugestão para nós!

Fique por dentro!

Nós da ANG Consultores, ficamos sempre atentos sobre os maiores acontecimentos no mundo da contabilidade, para que você receba, tranquilimanete, todas as informações de forma simples e rápida.

Entre em contato diretamente pelo WhatsApp!

Conhecendo as novas tecnologias e conceitos de mercado, a ANG Consultores está pronto para te atender por todas as vias.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Nós da ANG Consultores, ficamos sempre atendo sobre os maiores acontecimento no mundo da contabilidade
para que você receba tranquilamente todas as informações de forma simples e rápida.

Notícias semanais!

Em nossas redes sociais, inserimos conteúdos relevantes toda semana, aproveite para seguir ANG Consultores e não fique para trás!

Entre em contato

Envie uma mensagem para realizarmos seu orçamento!

Conhecendo as novas tecnologias e conceitos de
mercado, a ANG Consultores está pronto para
te atender por todas as vias.